Palestra sobre o câncer de próstata foi destaque na câmara de vereadores

Marcelino Francisco palestrou sobre Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.


 01/12/2017 às 10h:03min
Palestra sobre o câncer de próstata foi destaque na câmara de vereadores

Na sessão da última quinta-feira (30), a câmara de vereadores recebeu Marcelino Francisco da Cunha, diretor da CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), que proferiu palestra sobre o tema: "PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA".

Marcelino iniciou sua palestra relatando que após o diagnóstico da doença, os médicos constataram que o PSA (exame de sangue - antígeno prostático específico) estava muito abaixo da situação de risco, porém em função do crescimento da próstata, o canal de ejaculação estava obstruído. Já no segundo PSA foi constatado que os níveis de risco dobraram. Foi a partir de então, que houve a necessidade de submeter-se à uma intervenção cirúrgica, que felizmente foi bem-sucedida, e associada ao tratamento pós-operatório hoje está curado. Contudo, chamou a atenção para a importância da necessidade do exame de toque, que, segundo ele, é o mais eficaz.

A vereadora Ivoni Andrade aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos homens sobre a necessidade do exame periódico a partir da idade indicada pela sociedade médica. Em razão do problema abordado, a parlamentar também solicitou do prefeito Valmir de Francisquinho que contrate um urologista para atender a população local. Porém, segundo o presidente da Casa, José Teles de Mendonça, o município já dispõe de um urologista, o Dr. Diogo Smith, que atende todas às quartas feiras na Unidade de saúde do SESP.

O Ministério da Saúde orienta o exame a partir dos 50 anos, quando não há histórico familiar ou nenhum tipo de sintoma. 

Exame do PSA: É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Exame de toque retal: O médico avalia tamanho, forma e textura dapróstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Com informações da Assessoria da Câmara


Da redação.
Atualizado: 01/12/2017 às 11h:39
.

Relacionadas